TMS – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE


Grupo de Projeto: Grupo 5

Data: 19/05/2019



Objetivo: O tema de hoje está dedicado ao TMS - Sistema de gerenciamento de transporte, como funciona, quais benefícios e quais impactos para as empresas que querem utilizar a ferramenta.

TMS – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE

Assegurar rastreabilidade do pedido e a produtividade em todo o processo de distribuição são os principais benefícios da atual tecnologia de informação voltada à distribuição (TMS – Transportation management System).
Se isolarmos o custo logístico relacionado com o processo de distribuição, pode-se identificar que se trata de uma das parcelas mais representativas no custo Logístico total.
Neste contexto, a tecnologia de informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode contribuir significativamente na redução dos custos distribuição, bem como na melhoria do nível do serviço aos clientes.
O sistema, possibilita as empresas que monitorem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem nas mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas por este cenário o que poderá ser traduzido em vantagens competitivas se as empresas souberem explorar adequadamente estas soluções.
As características de uma solução TMS podem variar, por exemplo, de acordo com o ramo de atividade em que é utilizado – Industrial, operadores logísticos, empresas de transporte de cargas, etc. – ou conforme o tipo e modal (rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo).

Ø  Gestão de frotas;
Ø  Gestão de fretes;
Ø  Roteirização;
Ø  Programação de cargas;
Ø  Controle de trafego/rastreamento;
Ø  Atendimento ao cliente, entre outros.

Conforme Moretin, Lotierso e Vasconcelos (2012), o TMS desempenha uma função de interligação e apoio, como se fosse um unificador entre o ERP e a empresa, fornecendo dados para que se possa gerar informações e subsídios para diversas áreas tais como:
Planejamento e controle dos processos da operação, gestão dos custos, desempenho da operação e a relação com os fornecedores. Um dos objetivos do TMS é facilitar a tomada de decisão gerencial no nível estratégico, atuando diretamente nos níveis táticos e operacionais. Segundo Festa e Assumpção (2012), por ser o TMS um sistema transacional, ele tem a capacidade de apoio às negociações aos serviços prestados, por ter uma gestão e caráter gerencial, o que auxilia a execução e o monitoramento das atividades de transporte. Essas atividades têm uma abrangência ampla, que vai desde o planejamento dos recursos, passando pelo faturamento, até o pagamento dos serviços de transportes prestados. Como ilustrado na figura.

Fluxo de integração com uso do TMS:
                                                                    Fonte: Goettems (2014)           


Veja no vídeo a abaixo por que devo contratar um TMS, mesmo tendo o sistema ERP:

                                           https://www.youtube.com/watch?v=kMKQWH9xk9A


Fonte:
Tecnologia da Informação aplicada à Logistica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de gerenciamento de armazém – WMS

Blockchain na Logística