SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL- ERP

  OBJETIVO: abordar como a tecnologia pode contribuir para otimizar processos, melhorar a produtividade, reduzir custos de empresa e agregar valor aos clientes.


CONTEÚDO: Bons gestores precisam estar capacitados para atuar nas mais diversas áreas de gestão. Além disso, devem estar atualizados no que há de mais moderno em ferramentas administrativas. Entre estas ferramentas, uma das mais poderosas é o sistema de gestão empresarial. Este é o nome que damos ao software que auxilia o gestor com suas tarefas diárias ou abordagens mais amplas da organização.
      É um sistema inteligente que descomplica a gestão automatizando o máximo possível de processos e digerindo as informações para propiciar percepções e decisões mais dinâmicas. Sua contribuição muitas vezes extrapola os aspectos financeiros. Entre os benefícios, por exemplo, podemos citar:
Redução do impacto ambiental da empresa;
Maior segurança para os colaboradores;
Agilidade na comunicação entre os profissionais;
Melhoria de índices de satisfação criatividade e redução de erros nos processos;
Maior capacidade de planejamento no longo prazo;
Aumento da qualidade de vida na comunidade na qual a empresa atua.
      Tipos de sistema de gestão empresarial
As opções de sistema de gestão empresarial são diversas. No entanto, algumas se destacam, seja por sua eficiência, tradição ou prevalência no mercado. Vamos a eles?
Business Process Management
Frequentemente chamado por sua abreviação BPM, esta ferramenta de gerenciamento sistematiza processos organizacionais complexos, dentro e fora das empresas. Ela coleta e organiza informações de como os processos são executados, oferecendo melhor visualização e oportunidades de aperfeiçoamento.
       De forma geral, a principal vantagem do BPM é a melhora contínua de processos, aumentando a eficiência e a capacidade de mudança das organizações. No entanto, embora o BPM possa trazer inovação, flexibilidade e maior integração com a tecnologia, a ferramenta sofre críticas por eventualmente trazer maior burocracia e regras excessivas para a organização.
      Um dos destaques no mercado de BPMs é Dapulse. Este software se destaca por sua interface mais visual e amistosa, mais semelhante aos softwares e sistemas operacionais modernos. Com pacotes de preços que começam em 25 dólares mensais, o sistema é acessível mesmo para pequenas empresas.
Enterprise Resource Planning
Mais conhecido por sua sigla ERP, é o sistema empresarial mais comum na área financeira de empresas de todos os segmentos. Pode-se dizer que ele seja uma evolução da planilha de Excel. Como diz o nome, seu foco principal está nos recursos gerenciados. Entre suas funções, ele garante o controle financeiro, fiscal e contábil da empresa, consolidando dados de entrada e saída de receitas e despesas e calculando tributos em cada operação.
      Normalmente, um sistema de gestão empresarial do tipo ERP é dividido em três camadas:
Aplicação: Interface com as funcionalidades, processos, cadastros, formulários divido em campos e demais dados necessários para a operação da empresa;
Banco de Dados: Local onde os dados gerados na camada de Aplicação ficam armazenados, de forma lógica;
Framework: Na camada mais profunda é possível configurar o sistema e também personalizar o ERP.
Além desta divisão, também há uma segunda separação entre os módulos departamental e por segmento.
Tudo ao mesmo tempo agora
Embora ERP e BPM cheguem até a ser confundidos, eles têm funções bem distintas nas empresas. A melhor maneira de diferenciá-los é pensar que o ERP lida com recursos ($$) e estoque, enquanto o BPM trata de automação e gerenciamento de processos. Um gestor pode utilizar os dois tipos de sistema de gestão empresarial simultaneamente, dependendo da área em que trabalha. No entanto, a melhor forma de fazer isso é aplicar o BPM ao ERP, e não o inverso.
      Se a associação for realizada de forma correta, os dois se complementam e preenchem as brechas funcionais um do outro. Você pode automatizar o gerenciamento de processos de monitoramento de recursos e atribuição de tarefas. Ao mesmo tempo, você vai conseguir centralizar todos os seus dados em um mesmo local.
Para melhor entendimento veja o video abaixo, que usamos como referência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TMS – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE

Sistema de gerenciamento de armazém – WMS

Blockchain na Logística